Criatividade + apoio =
transformação de vidas
O Marketplace que te conecta com o Coração do Rio Grande
Em cada canto de Santa Maria, algo único está sempre sendo criado. Uma cidade conhecida como “Coração do Rio Grande do Sul", com raízes que remontam aos trilhos de suas ferrovias, que carregam histórias e pessoas que fizeram da nossa cidade o que ela é hoje.
O Santa Vitrine nasce desse sentimento: conectar-te com o talento e a cultura que fazem de Santa Maria uma cidade rica em identidade. Criamos um espaço para artesãos, músicos, produtores e artistas locais — gente que transforma tradição e inovação em produtos únicos. Aqui, tu encontras desde artesanato e peças sustentáveis até artigos que simbolizam nossa cultura.
Selecionado no Edital nº 006/2023 FUNCULTURA – Empreendedorismo Criativo, o Santa Vitrine reúne produtos exclusivos que valorizam a história, a identidade, a cultura e os talentos da região. Nosso compromisso é ser uma vitrine para o que Santa Maria tem de mais especial, as pessoas, promovendo o consumo consciente e apoiando negócios que impulsionam a economia criativa local.
Santa Vitrine: o marketplace que te leva de volta aos trilhos da nossa história.
A frase criada para ser apoio de nossa marca reforça a conexão com o passado ferroviário e cultural de Santa Maria, trazendo um toque de pertencimento e nostalgia, além de dar contexto à origem e importância histórica da cidade.
Desde os dias em que as locomotivas movimentavam nossa economia, Santa Maria construiu sua identidade cultural diversificada. Hoje, convidamos-te a redescobrir essa cidade e a valorizar cada um dos artistas e empreendedores que mantêm nossa história viva.
Seja bem-vindo(a) e fique a vontade para explorar os produtos de negócios/autônomos(as) locais e conhecer ainda mais a nossa cidade. Qualquer dúvida, entre em contato conosco!
Crescimento de
+15% em 2023
+15% em 2023
Editais públicos têm impulsionado o crescimento médio anual do setor criativo, formalizando empreendedores como MEI e estimulando geração de empregos e novos negócios regionais.
4% PIB Estadual
A Indústria Criativa emprega cerca de 130 mil pessoas formalmente, superando setores como a indústria calçadista e automobilística. Existem mais de 48 mil microempreendedores no estado atuando em áreas como publicidade, design, moda, artes visuais, audiovisual e literatura.
R$ 7,5 bilhões por ano
A economia criativa gera cerca de R$ 7,5 bilhões por ano no estado, representando aproximadamente 4% do PIB estadual. A publicidade e design, por exemplo, estão entre as áreas mais lucrativas dentro do setor criativo, empregando milhares de trabalhadores formalmente.
Para participar do Santa Vitrine você precisa ter CNPJ
Edital FUNCULTURA
Empreendedorismo Criativo
Empreendedorismo Criativo




